Receita de açorda de camarão: para uma Páscoa mais portuguesa!

Receita de açorda de camarão: para uma Páscoa mais portuguesa!

Esta receita de açorda de camarão é tão boa… que nem parece real!

Estamos na semana da Páscoa! É mesmo aquela altura perfeita para regressarmos às origens com um prato tipicamente nosso. Tradicionalmente português. Os fãs de carne sempre podem optar por um hambúrguer com molho à portuguesa ou ficar derretidos por um arroz à portuguesa. Mas aqueles que preferem ingredientes oriundos diretamente do mar também têm muito por onde escolher. E muito para além das 1001 receitas de bacalhau. É o caso deste prato de açorda de camarão! Tão bom… e tão nacional! Ora espreite a receita!

Receita de açorda de camarão
Ingredientes:

– 600 gr de camarões grandes
– 4 dentes de alho
– 1 cebola pequena
– 1 dl de azeite
– 1 l de água da cozedura do camarão
– 300 gr de pão de véspera da padaria
– 1 molho de coentros
– 4 ovos
– Sal q.b.

Preparação:

Coza os camarões em água salgada e, depois, tire a casca.
Esmague as cabeças e deixe que coza mais um bocado.
Depois de refogar a cebola e os dentes de alho picados em azeite, acrescente os coentros picados, regue com um bocado da água com que cozeu os camarões e deixe que fique a ferver durante um bocado.
Disponha as fatias finas do pão e molhe com a água a ferver e deixe que a mesma absorva, acrescentando ao refogado.
Mexa bem, envolva o camarão e, de seguida, verifique os temperos.
Ponha a açorda num tacho de barro muito quente, parta os 3 ovos por cima e mexa para que estes fiquem bem envolvidos. Parta o último ovo por cima para servir como enfeite.
Sirva muito quente.

É daquelas pessoas que, mal escuta a palavra “camarão”, fica logo, logo a salivar? Então, para lhe abrir ainda mais o apetite, espreite só esta receita de arroz de legumes salteados e camarão!


Related Posts

Bifanas no pão à moda de Vendas Novas: simplesmente deliciosas!

Bifanas no pão à moda de Vendas Novas: simplesmente deliciosas!

Vai ter tanta vontade de repetir muitas e muitas vezes estas bifanas no pão à moda de Vendas Novas! Não há dúvidas de que o Alentejo é uma região rica em sabores, uns que conseguem ser mais irresistíveis mais do que outros! Um pouco para […]

Receita tradicional e deliciosa de cavacas das Caldas

Receita tradicional e deliciosa de cavacas das Caldas

Esta receita de cavacas das Caldas é do melhor que há nos doces portugueses! Quando chega a hora de preparar – e de provar – doces, não há que enganar: espera-nos uma receita de comer… e pedir por mais, muito mais! Mas sempre que se […]