Atum de cebolada

Atum de cebolada

Não vai conseguir parar de comer este atum de cebolada! Fique com a receita…

Podemos tentar encontrar novos sabores para além do nosso país, mas a verdade é que não há nada como os pratos portugueses, certo? Seja qual for a região. Que venham doces com um toque do Norte. Que venham as tentações tipicamente alentejanas. Sem esquecer as maravilhas da minha terra, os Açores, como é claro! E o Algarve? É óbvio que esta região também conta com delícias gastronómicas que nos deixam a salivar só de ler a receita! É o que acontece com este atum de cebolada!

Receita de atum de cebolada
Ingredientes:


– 800 gr de bifes de atum fresco
– 1 kg de batatas
– 3 cebolas
– 3 tomates pelados
– 5 dentes de alho
– 1 folha de louro
– 1 ramo de salsa
– 2 dl de vinho branco
– 1 colher de sopa de vinagre
– 1,5 dl de azeite
– Sal e pimenta q.b.

Preparação:

Em primeiro lugar, coza as batatas com pele e frite os bifes de atum numa frigideira com azeite.
Retire-os e, à gordura que ficou na frigideira, acrescente o louro, as cebolas em rodelas finas, o tomate pelado e os alhos laminados.
Deixe que fique a alourar um bocado e, depois, regue, recorrendo a vinho branco.
Ponha outra vez os bifes de atum na frigideira e tempere, recorrendo a sal e a pimenta. Deixe que fique a cozinhar ao longo de mais ou menos 3 minutos.
Por último, polvilhe através de salsa picada e adicione o vinagre.
Sirva, acompanhando com batata cozida.

O próximo fim de semana também vai ser prolongado? Mas que bela oportunidade para preparar outra delícia algarvia: esta receita de choquinhos! Acredite: eu é que fico chocado, se não passar a adorar este petisco vindo diretamente do mar!


Related Posts

Bifanas no pão à moda de Vendas Novas: simplesmente deliciosas!

Bifanas no pão à moda de Vendas Novas: simplesmente deliciosas!

Vai ter tanta vontade de repetir muitas e muitas vezes estas bifanas no pão à moda de Vendas Novas! Não há dúvidas de que o Alentejo é uma região rica em sabores, uns que conseguem ser mais irresistíveis mais do que outros! Um pouco para […]

Receita tradicional e deliciosa de cavacas das Caldas

Receita tradicional e deliciosa de cavacas das Caldas

Esta receita de cavacas das Caldas é do melhor que há nos doces portugueses! Quando chega a hora de preparar – e de provar – doces, não há que enganar: espera-nos uma receita de comer… e pedir por mais, muito mais! Mas sempre que se […]