Aproveite o fim de semana para dar um passeio pela Mata do Buçaco!

E aí está! Chegou a primavera, chegou o bom tempo, chegou a vontade de sair e (re)descobrir o nosso fantástico país de norte a sul… sem esquecer os arquipélagos, pois é claro! O ano passado foi carregado de sugestões para fazer trilhos lindos, respirar ar puro e aproveitar para ficarmos em boa forma. Desde as lagoas secretas no Gerês, passando por Viana do Castelo e terminando na mágica Sintra. Tão mágica como a proposta de hoje: uma visita à Mata do Buçaco!

Localizada no extremo noroeste da Serra do Buçaco – e a 549 metros de altitude -, a Mata Nacional do Buçaco é absolutamente encantadora. Não sei se alguma visitou este espaço, mas a verdade é que ele merece muitas e muitas mais idas.

Afinal, na Mata do Buçaco, é possível encontrar palácios, fontes e até árvores exóticas, que nos chegam de outros continentes. E, principalmente, muitas e muitas histórias de encantar.

Daí que o site 4MEN recomende um trilho que se inicia no Luso, uma vila que tem como grande destaque uma estância termal que é bastante apreciada pelos turistas.

E é a partir do centro do Luso que conseguimos avistar a extensa vegetação da Floresta Nacional do Buçaco. A lagoa da vila é o primeiro local a merecer uma paragem obrigatória. Depois, o trajeto segue para as portas históricas, Sula e Cruz Alta, da mata.

O trajeto continua até ao miradouro com vistas de Coimbra até Aveiro. Ao subirmos pela Via Sacra, chegamos a fazer três quilómetros pelas Escadas Religiosas. No topo, encontramos o Palácio Real do Buçaco, que já foi considerado como um dos edifícios mais bonitos do mundo. À sua volta, podemos respirar o ar único do Jardim Novo.

Entretanto, é altura de deixar este palácio digno de um conto da Disney para trás para descermos pela mata e regressarmos ao Luso.

(Visto 132 vezes)

Comentários