Polvo à lagareiro com batatas a murro

Polvo à lagareiro com batatas a murro

Apresento-lhe uma das minhas receitas preferidas: polvo à lagareiro com batatas a murro!

Tem de se fazer justiça ao polvo! É que, na verdade, sempre que se fala de culinária portuguesa, a maioria das pessoas lembra-se do mesmo tipo de pratos: bacalhau para aqui, bacalhau para acolá, cozido à portuguesa para aqui, arroz-doce para acolá… Então e o polvo? Diga lá: não merece ser lembrado mais vezes? Se ainda tiver dúvidas, prepare esta receita de polvo à lagareiro com batatas a murro para ver como elas desaparecem completamente!

Receita de polvo à lagareiro com batatas a murro
Ingredientes:


– 1 polvo
– Batatas pequenas para assar
– 2 cebolas
– 4 dentes de alho
– Coentros picados
– Azeite q.b.
– Sal q.b.

Preparação:

Depois de limpar bem o polvo, coza-o juntamente com uma cebola, sem casca, em água, até ficar macio. Tire, escorra e fatie em grandes bocados.
Depois de limpar bem as batatas com pele, ferva-as um bocado em água salgada.
Tire as batatas e dê-lhes um pequeno murro para que a pele rebente. Ponha-as num tabuleiro, juntamente com o polvo.
Aloure o alho em rodelas, a cebola picada e os coentros em azeite, deixando ferver um bocado. Depois, coloque tudo por cima quer do polvo, quer das batatas.
Coloque no forno ao longo de 20 minutos, aproximadamente, misturando uma vez ou outra: dessa maneira, o polvo acaba por adquirir o sabor do azeite.
Não se esqueça de servir com salada.

Depois de ler esta preparação, não ficou já com água na boca? Vale ou não vale a pena provar pratos com polvo, muito para além do Natal? Por exemplo, esta salada de polvo é perfeita para os dias de calor que estão quase, quase a chegar…


Related Posts

Receita para o Dia dos Namorados: folhados de maçã

Receita para o Dia dos Namorados: folhados de maçã

Esta receita de folhados de maçã é super rápida! E é cá uma maravilha… Neste ano, decidiu encher a mesa, para dois, do Dia dos Namorados, com um doce mais delicioso do que outro, mas o tempo não dá para tudo e só lhe resta […]

Sopa de alho-francês com espinafres: dá conforto na hora da refeição!

Sopa de alho-francês com espinafres: dá conforto na hora da refeição!

Esta sopa de alho-francês com espinafres é perfeita para comer saudavelmente! Com o verão quase a chegar – e, com essa estação, os dias em que exibimos a forma física no areal -, as receitas saudáveis ganham um outro encanto, não concorda? Por exemplo, a […]