Está prestes a perder a cabeça com uma receita irresistível… E a culpa é destes mexilhões à vinagrete!

É típico de maio: no final de uma semana, fazemos um balanço e chegamos à conclusão de que os dias quentes são mais do que os dias com temperaturas frias. E o que isso quer dizer? Que está na hora de sair para a rua, improvisar uma mesa de refeições na varanda, no jardim ou num simples terraço, chamar aqueles de quem mais gostamos e partilhar aqueles petiscos… que só queremos repetir e repetir até ao fim do verão! É claro que neste blog pode encontrar inúmeras sugestões: um paté cremoso de salmão para barrar numa tosta, um ovo mexido com queijo e cebola, uns caracóis com pão… e uns mexilhões à vinagrete também, porque não? Ora fique com a receita!

Receita de mexilhões à vinagrete
Ingredientes:


– 1 kg de mexilhão
– 1 cebola roxa picada
– 4 dentes de alho picados
– 1 pimento vermelho
– 2 tomates maduros
– 1/4 de pimento verde
– Salsa picada q.b.
– 150 ml de azeite
– 80 ml de vinagre
– Sal q.b.
– Pimenta q.b.

Preparação:

Ponha uma panela com água ao lume e tempere, recorrendo a sal. Assim que a água começar a ferver, diminua o lume e junte os mexilhões.
Deixe que os mexilhões cozam ao longo de cerca de 10 minutos. Tire-os com a ajuda de uma escumadeira para uma travessa e espalhe-os bem.
Num recipiente, coloque a cebola, os alhos, o pimento vermelho picado, o tomate picado, o pimento verde picado e a salsa. Tempere, recorrendo a sal e a pimenta.
Adicione o azeite e o vinagre. Mexa tudo bastante bem.
Espalhe a mistura anterior sobre os mexilhões.
Ponha no frigorífico ao longo de 3 horas, para que o prato fique muito fresco e saboroso.
Sirva, acompanhando com uma salada muito fresca ou com torradas de pão alentejano com manteiga.

(Visto 762 vezes)

Comentários