Vamos celebrar o Dia de Portugal com esta sopa de cação à alentejana!

Existe lá melhor maneira de celebrar um dia especial do que preparar uma receita que tenha tudo a ver com essa data? Por exemplo, o Dia de Portugal, que se celebra já na segunda-feira, merece uma comemoração à altura com pratos que tenham portugalidade em todos os aspetos! Se for fã de entradas, pode experimentar um caldo verde ou esta sopa de cação à alentejana! Espreite a receita!

Receita de sopa de cação à alentejana
Ingredientes:


– 4 postas de cação
– 1 molho de coentros frescos
– 1 folha de louro
– Pão alentejano
– Colorau q.b.
– Sal q.b.
– Cabeça de alhos
– 1 chávena de café de vinagre branco
– 1 colher e meia de sopa de farinha
– 1,5 dl de azeite
– Pimenta q.b.

Preparação:

Deixe o cação a marinar ao longo de 60 minutos, no mínimo e em vinagre branco, azeite, uma cabeça de alhos picados, um ramo médio de coentros também picados, uma folha de louro e uma pitada de colorau. Coloque ao lume uma panela com azeite. Ponha as postas de cação na panela e tempere, recorrendo a sal e a pimenta. Junte a marinada, sem a folha de louro, para que não fique amarga. Deixe que fique a cozer ao longo de 20 minutos.
Tire o cação da panela para uma taça e reserve. Ao caldo na panela acrescente uma colher e meia de sopa de farinha e vá mexendo. Deixe em lume brando ao longo de 3 minutos para ficar com um preparado grosso.
Volte a pôr o cação dentro do caldo, sem estar com o lume ligado. Deixe que fique a repousar.
Sirva, com o pão alentejano em pedaços.

Ora experimente mais receitas oriundas do Alentejo, como o paté de linguiça em pão alentejano e uma popia alentejana.

(Visto 413 vezes)

Comentários