É impossível resistir a esta receita de torta queimada!

Alguns doces têm muitos mais pontos fortes, para além do viciante sabor. Por vezes, tudo começa… pelo nome! Como não se deixar atrair por uma sobremesa que se chama “bolo formiga“, por exemplo? E o mesmo se pode dizer desta torta queimada!

Receita de torta queimada
Ingredientes:


– 6 ovos
– Raspa de 1 limão
– 1 chávena de chá de açúcar
– 1 chávena de chá de farinha
– 1 colher de chá de fermento

Ingredientes (para o doce de ovo):

– 150 gr de açúcar
– 150 ml de água
– 4 gemas
– Casca de 1 limão

Preparação:

Antes de tudo, acenda o forno nos 180 graus e unte um tabuleiro, recorrendo a manteiga, depois forre através de papel vegetal e unte mais uma vez. Separe as gemas das claras, bata as claras em castelo e reserve. Bata muito bem as gemas juntamente com o açúcar até ficar com um creme esbranquiçado. Incorpore a raspa do limão e, finalmente, adicione a farinha e o fermento peneirados e continue a bater.
Acrescente as claras a esta mistura, envolva bem através de uma colher de pau.
Verta a massa no tabuleiro, alise a superfície através de uma espátula e coloque no forno.
Para o doce de ovo, ponha ao lume a água juntamente com o açúcar e uma casca de limão, até ficar em calda.
Deixe que fique a arrefecer um bocado. Ao mesmo tempo, misture bastante bem as gemas e, a seguir, junte à calda, gradualmente, sem deixar de mexer. Coloque, mais uma vez, ao lume, misturando sempre até engrossar um bocado. Entretanto a massa já ficou pronta, faça o teste do palito e tire do forno. Espalhe o doce de ovo por cima e alise através de uma espátula. Cuidadosamente, e através do papel vegetal, enrole a torta. Pincele, recorrendo ao doce de ovo restante, cobrindo a torta.
Coloque outra vez no forno 10-12 minutos, até ficar com um tom dourado ou queimado.

(Visto 1.672 vezes)

Comentários