Atenção, atenção, fãs de sobremesas: esta receita de arroz-doce é para vocês!

Por vezes, não há dúvidas: o tradicional é mesmo bom! Vejamos o caso do arroz-doce. É claro que a versão com coco é uma maravilha. O tom negro dá-lhe um toque único. E a alternativa em chocolate tem tudo para ser irresistível. Mas quem me tira esta versão tradicional de arroz-doce… tira-me tudo!

Receita de arroz-doce
Ingredientes:


– 1,5 l de leite gordo
– 1 pau de canela
– 1 casca de limão
– 180 gr de arroz carolino
– 8 dl de água
– Sal q.b.
– 150 gr. de açúcar
– 40 gr de margarina
– 4 gemas 
– Canela em pó q.b.

Preparação:

Leve o leite a ferver com o pau de canela e a casca de limão. Mantenha ao lume para que continue quente. Deite o arroz num tacho, cubra com a água e tempere com uma pitadinha de sal, adicione a margarina.
Leve a ferver em lume médio até evaporar a água. Sempre em lume médio, vá adicionando o leite bem quente, concha a concha, a pouco e pouco, à medida que o arroz o for absorvendo. Mexa sempre com uma colher de pau.
Quando esgotar o leite, se quiser o arroz-doce cremoso, não deve deixar evaporar as últimas 2 conchas de leite, poderá parecer que está demasiado líquido, mas ao arrefecer ficará mais espesso. Junte o açúcar, mexa e deixe ferver mais 2 ou 3 minutos. Adicione 4 gemas batidas, misture e desligue o lume.
Retire do lume e deite numa travessa funda ou em tacinhas individuais e deixe arrefecer.  Decore com canela em pó.

Sem dúvida que a canela dá o toque final necessário a este arroz-doce. Já agora, aproveite para preparar uns rolinhos de canela express ou esta receita de torta de clementina e canela!

(Visto 184 vezes)

Comentários