Mate as saudades das receitas da avó com esta sopa de feijão com chouriço!

O outono está no seu pleno e, para mim, está também aberta a época oficial das receitas tradicionais portuguesas para os dias de frio… com ou sem castanhas! Cá para o meu gosto, a batata-doce é sempre bem-vinda, assim como uma entrada típica: uma receita de sopa de feijão com chouriço!

Receita de sopa de feijão com chouriço
Ingredientes:


– 600 gr de feijão encarnado cozido
– 100 gr de chouriço
– 300 gr de couve portuguesa cortada em pedaços
– Azeite q.b.
– 1 cebola picada
– 1 dente de alho picado
– 500 gr batatas
– 3 cenouras cortadas em cubinhos
– 100 gr massa cotovelo


Preparação:

Numa panela com água, tempere com sal e ponha a cozer o chouriço e o feijão ao longo de 35 minutos, aproximadamente. Após o feijão ficar cozido, retire o chouriço para um prato e reserve metade do feijão.
Numa outra panela, coloque ao lume a cebola, o azeite, o alho e deixe que fique a refogar. Adicione as batatas e a metade do feijão com a água da cozedura. Deixe que fique a cozer ao longo de 25 minutos, aproximadamente, até a batata ficar cozida.
Após ficar cozida, passamos através da varinha mágica. Caso seja preciso, adicione mais água. Acrescente a couve e deixe que fique a cozer ao longo de um quarto de hora, aproximadamente. Adicione a cenoura e deixe que fique a cozer ao longo de mais 10 minutos. Finalmente, acrescente a massa e o feijão reservado. Deixe que fique a cozer ao longo de mais 10 minutos. Sirva esta sopa quente, com as rodelas de chouriço por cima… e tenha um outono inesquecivelmente saboroso!

(Visto 1.336 vezes)

Comentários