Azevias de batata-doce: ponha as mãos na massa!

Azevias de batata-doce: ponha as mãos na massa!

Estas azevias de batata-doce são perfeitas para agradar a todos!

Quem é que disse que as azevias só podem ser feitas de grão? Por exemplo, fiquem com esta receita de azevias de batata-doce para um Natal mais doce… e original!

Receita de azevias de batata-doce

Ingredientes (para a massa):

– 250 gr de farinha
– 2 colheres de sopa de manteiga magra derretida
– Sal fino q.b.
– 1 dl de água
– Açúcar q.b.
– Canela em pó q.b.

Ingredientes (para o recheio):

– 250 gr de açúcar
– 1 dl de água
– 400 gr de puré de batata-doce
– 4 gemas
– 100 gr de miolo de amêndoa ralada
– 1 colher de sobremesa de canela
– Raspa de 1 limão

 

Preparação:

Em primeiro lugar, deite a farinha numa tigela, abra uma cavidade no meio, verta a manteiga, uma pitada de sal e a água muito quente.
Mexa tudo até conseguir moldar a massa numa bola.
Entretanto, coloque a massa em cima da bancada e amasse com as mãos até a massa ficar lisa e macia.
Cubra com uma tigela seca, mas já escaldada em água quente, e deixe que fique a repousar ao mesmo tempo em que prepara o recheio.
Ponha ao lume o açúcar com a água e deixe que fique a ferver em cima do lume brando ao longo de 5 a 6 minutos, aproximadamente.

Entretanto, mexa bastante bem o puré de batata-doce com as gemas e a amêndoa ralada.
Acrescente a calda de açúcar em fio e continue a bater até tudo ficar ligado.
Assim que adicionar a canela e a raspa de limão, mexa bem. Caso seja necessário, deite, outra vez, no tacho e ponha a lume brando, misturando sempre, até secar um bocado.
Estenda a massa o mais fino possível através de um rolo e de farinha. Recheie com o doce de batata-doce e fatie as azevias em formato de rissol.
Frite em óleo muito quente até ficarem dourados de ambos os lados. Escorra em cima do papel absorvente. Por fim, após estarem frias, polvilhe as azevias, recorrendo a açúcar e a canela.


Related Posts

Puré de castanhas e batata-doce

Puré de castanhas e batata-doce

Depois de provar esta receita de puré de castanhas e batata-doce… não vai querer outra coisa! Que tal apostar num acompanhamento diferente? Faça um puré de castanhas e batata-doce! Ora aí está algo que não se prova todos os dias, não concorda? E é tão, […]

Bolinhos de batata-doce

Bolinhos de batata-doce

Tão fácil de preparar, tão deliciosa, tão rápida: esta receita de bolinhos de batata-doce é uma das melhores que vai provar nos próximos tempos! É impossível faltarem novas ideias para preparar um lanche delicioso! A verdade é que existem receitas que agradam a todo o […]