Frango com molho teriyaki: mais simples não há!

Frango com molho teriyaki: mais simples não há!

Esta receita de frango com molho teriyaki é ótima para provar em casa… e muito prática para levar para o trabalho!

Comida boa não tem fronteiras. É por isso que, hoje, vamos viajar para terras distantes de Portugal, mais propriamente para o Oriente! Que alegrias essa gastronomia oriental já me deu. Por exemplo, já experimentei um arroz xau xau como acompanhamento saboroso. Uns falafels, ou seja, um tipo de salgados que podem ser perfeitamente servidos numa reunião com amigos. Mas esta receita de frango com molho teriyaki também entra para o meu leque de favoritos!

Receita de frango com molho teriyaki
Ingredientes:

– 500 gr de peito de frango
– 50 ml de vinho de arroz doce japonês
– 200 ml de molho de soja
– 4 colheres de chá de vinagre de arroz
– 1 colher de chá de óleo de gergelim
– 50 gr de açúcar
– 7 dentes de alho picados
– 1 colher de sopa de gengibre fresco picado
– 1/2 pimento vermelho cortado em cubos
– 1/2 cebola cortada em cubos
– 1 pitada de pimenta-preta

Preparação:

Primeiramente, comece por colocar o vinho de arroz doce japonês numa panela média em lume alto. Após levantar fervura, reduza o lume e deixe cozinhar por 10 minutos. Retire do lume e deixe o molho arrefecer por completo.
Num saco plástico, junte ¾ do molho e o frango. Reserve 1/4 do molho.
Entretanto, deixe o frango marinar, pelo menos durante uma hora, no frigorífico.

Numa frigideira, anti-aderente e com um fio de azeite, frite o frango de um lado e do outro. Pode deitar fora o molho da marinada. Tempere o frango com o molho de reserva, a cebola, o pimento, os dentes de alho, o gengibre, a pimenta-preta, o molho de soja, o vinagre de arroz, o óleo de gergelim e o açúcar. Mexa até estar tudo incorporado. Se quiser engrossar um pouco mais o molho, adicione 2 colheres de chá de amido de milho dissolvido em um pouco de água.
Cozinhe por mais 5 minutos e retire do lume. Por fim, sirva com arroz basmati cozido.


Related Posts

Frango em cama de vegetais: um prato saudável… e cheio de sabor!

Frango em cama de vegetais: um prato saudável… e cheio de sabor!

Quer uma receita leve e saudável para o verão? Acabou de encontrar! Fique com este frango em cama de vegetais! Meus amigos, a receita que vos trago hoje não é saudável… ela é mesmo muito saudável! É que não há um único ingrediente que não […]

Tosta Mista com Frango

Tosta Mista com Frango

Tenha um almoço prático… e de-li-cio-so! Prepare esta receita de tosta mista com frango! Se eu escrevesse o meu próprio dicionário, diria que o significado de “cozinhar” vai muito para além do simples ato de confecionar alimentos. “Cozinhar” tem o mesmo significado de paixão, descoberta… […]